Todas as pessoas presentes nas redes sociais já devem ter percebido, nos últimos meses, um aumento gritante no número de transmissões ao vivo na internet. As lives já existiam antes de 2020, mas foi só nesse ano que pegou pra valer. Pra você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da VIU HUB, o crescimento mensal entre janeiro e abril desse ano de uploads de lives no YouTube foi de 15,6%, no Facebook de 19,3% e, pasmem, no Instagram o crescimento foi de 277% em março comparado ao mês anterior.
É live de cantor, live de médico, live de personal trainer, live de professor e até mesmo de empresas. Mas por que essa ferramenta tem se tornado tão comum em nossos dias?
Não é nenhuma novidade que o primeiro motivo das transmissões ao vivo terem se tornado tão populares se dá ao fato de estarmos vivendo em uma pandemia, a qual tem nos obrigado a nos isolarmos e vivermos em um mundo mais digital. Mas, mesmo com muitas coisas já voltando ao normal, estudos mostram que as transmissões ao vivo continuam acontecendo com a mesma frequência. Isso mostra que não é apenas uma modinha ou algo que sanou uma necessidade temporária. As lives conquistaram seu espaço e vieram pra ficar.
Com essa ferramenta ao vivo, pessoas do país inteiro podem se conectar em tempo real. O professor pode trazer seus conhecimentos para muito mais alunos do que os que caberiam dentro de uma sala de aula, e de diferentes localidades. As empresas podem se comunicar com seus consumidores de forma abrangente, fazendo com que eles se sintam mais pertencentes às marcas. Os criadores de conteúdo podem dialogar com seus seguidores e se aproximar de suas comunidades.
As lives são pontos de encontro marcados, com convidados ilimitados. É a forma mais espontânea e humanizada de engajar com seu público. É para todo mundo, o que antes era só para uma parcela de pessoas! Já tinha parado pra pensar nisso?
As transmissões ao vivo potencializaram nossas vozes, portanto, se você tem lugar de fala e propriedade no assunto, ou se você tem algo de importante para comunicar, para expressar ou para ensinar, você com certeza terá um público para te assistir!
E aí, já marcou a data da sua primeira live?